Pottergeist o filme

É um filme produzido em 1982 nos Estados Unidos, produzido por Steve Spilberd e dirigido por Tobe Hooper e os efeitos especiais ficaram a cargo da Industrial Light & Magic, e trilha sonora foi composta por Jerry Goldsmith e gerou mais duas seqüências: Poltergeist II - o Outro Lado (1986) e Poltergeist III - O Capítulo Final (1988). Estava para fazer  Potergeist IV, mas foi cancelado.
Enredo
Steven e Diane Freeling (Craig T. Nelson e JoBeth Williams) vivem uma vida tranquila em um Orange County, Califórnia, numa comunidade planejada chamada Cuesta Verde, onde Steven é um bem sucedido incorporador e Diane, sua esposa, cuida de seus filhos Dana (Dominique Dunne ), Robbie (Oliver Robins) e Carol Anne (Heather O'Rourke). Carol Anne desperta uma noite e começa a conversar com aparelho de televisão da família, que está transmitindo a estática na sequência de um sinal desligado. Na noite seguinte, enquanto os Freelings dormem, Carol Anne se fixa na televisão, uma vez que transmite estática novamente. De repente, uma mão de uma explosões aparece na tela de televisão e desaparece na parede, provocando um violento terremoto no processo. Quando os subsídios trêmulas, Carol Anne anuncia "Eles estão aqui". Acontecimentos bizarros ocorrem no dia seguinte: um copo de leite rompe espontaneamente, talheres ficam curvados e movimentos de móveis em sua própria vontade. Os fenômenos parecem benignos no início, mas rapidamente começam a se intensificar. Naquela noite, uma árvore do quintal retorcida ganha vida e agarra Robbie pela janela do quarto. Enquanto Steven resgata Robbie antes da árvore engolir ele, Carol Anne é sugado através de um Portal em seu armário. Os Freelings percebem que ela foi tomada quando ouvem a sua voz que emana de um aparelho de televisão que está sintonizado para um canal vazio.
Um grupo de parapsicólodos de UC Irvine – Dr. Lesh (Beatrice Straight), Ryan (Richard Lawson) e Marty (Martin Casella) – vão para a casa dos Freeling para investigar e determinar que os Freelings estão experimentando uma invasão poltergeist. Eles descobrem que os distúrbios envolvem mais do que apenas um fantasma. Steven também descobre em uma troca com o seu patrão, Lewis Teague (James Karen), que Cuesta Verde é construído onde um cemitério já foi localizado. Depois de Dana e Robbie serem enviadas para a sua segurança, tem a chegada de Lesh e Ryan em Tangina Barrons (Zelda Rubinstein), um médium. Tangina afirma que os fantasmas que habitam a casa está demorando em uma "esfera de consciência" diferentes e não estão em repouso. Atraído por força da vida de Carol Anne, esses espíritos são distraídos da "luz" real que veio para eles. Tangina em seguida, acrescenta que há também um demônio conhecido como a "Besta", que tem Carol Anne sob restrição em um esforço para conter os outros espíritos. O grupo reunido descobre que a entrada para a outra dimensão é através do armário do quarto das crianças, enquanto a saída é através do teto da sala de estar. Quando o grupo tenta resgatar Carol Anne, Diane passa através da entrada amarrado por uma corda que tenha sido enfiada através de ambos os portais. Diane consegue recuperar Carol Anne, e ambos caem no chão do teto, inconsciente e coberto de resíduo ectoplásmicao. Quando eles se recuperam, Tangina proclama depois que a casa agora é "limpa".
Pouco tempo depois, os Freelings iniciam o processo de mover-se em outros lugares por arrumando seus pertences. Durante sua última noite na casa, Steven deixa para o escritório, a fim de deixar o emprego e Dana vai a um encontro, deixando Diane, Robbie e Carol Anne sozinhas em casa. A "Besta", em seguida, emboscada Diane e as crianças, apontando para um segundo sequestro pela tentativa de conter Robbie e Diane. Robbie é atacado por um boneco do palhaço em seu quarto, e Diane é atacado por uma força invisível que se move-la na parede e sobre o teto em seu quarto. A força invisível impulsiona Diane para o quintal arrastando-a para a piscina. Esqueletos ficam a volta dela enquanto tenta nadar para escapar, mas ela consegue sair da piscina e fazer o seu caminho de volta para a casa. Ela resgata as crianças, e eles eventualmente escapam para o exterior apenas para descobrir caixões e corpos em decomposição em erupção a partir do solo em seu quintal e em todo o bairro. Quando Steven e Dana voltam para casa para o caos, Steven confronta Teague depois de perceber que, em vez de mudar a localização do cemitério para o desenvolvimento de Cuesta Verde, Teague tinha apenas as mudous as lápides e os corpos ficaram para trás, profanando os cemitérios. Os Freelings fugiram de Cuesta Verde, enquanto a própria casa implode no portal dentro do armário do quarto, para o espanto de espectadores, enquanto Teague lamenta as consequências da sua ganância e loucura. A família verifica em um hotel para a noite, e Steven coloca a televisão fora do quarto, na varanda.

Curiosidades
Os bastidores assustou mais do que o filme em si, para começar que na cena em que aparece esqueletos, eram esqueletos humanos de verdade e os atores não sabiam, fora que objetos desapareciam misteriosamente e aparecia em outro lugar. A família Freeling se muda pra uma nova casa, aparentemente é uma casa muito aconchegante e familiar, porém ocorrem eventos muito estranhos no decorrer da trama. Mas, na vida real a casa no qual foi gravado o filme foi quase totalmente destruída por um terremoto anos depois das filmagens. A cena em que o palhaço de brinquedo estava enforcando o menino, nas gravações ele realmente estava sendo sufocado e ninguém percebeu.

O ator Richard Lawson, que interpretou Ryan na primeira trama curiosamente sobreviveu a um acidente aéreo no dia 22 de março de 1992, onde morreram 27 pessoas. O avião caiu logo após sua decolagem e o USAir flight 405 caiu nas águas de Long Island. A atriz de Hollywood, Shirley Maclane recusou o papel da primeira trama de Poltergeist, pois sua agenda era incompatível com o filme na época. Ela optou por fazer Laços de Ternura em 1983, onde contava com um grande elenco, sendo os principais Jack Nicholson e Danny Devito. Especulasse que ela tenha recusado o papel devido a um receio de abrir possíveis portais para outras dimensões. O ator Richard Lawson, que interpretou Ryan na primeira trama curiosamente sobreviveu a um acidente aéreo no dia 22 de março de 1992, onde morreram 27 pessoas. O avião caiu logo após sua decolagem e o USAir flight 405 caiu nas águas de Long Island.
Em 2015 o filme Poltergeist ganhou uma nova versão que não fez muito sucesso.

Mortes
Comecemos com as duas mortes mais significativas de pessoas envolvidas com o filme, a primeira é de Dominique Dunne, jovem atriz que fez o papel de Dana, filha mais velha da família Freeling. Em novembro de 1982 Dominique aos 22 anos foi morta por estrangulamento pelo namorado John Sweeney, um ajudante de cozinha que trabalhava no Ma Maison um dos maiores restaurantes de West Hollywood, John era extremamente ciumento principalmente após o sucesso do filme. Quando ele começou a agredi-la, Dominique resolveu que era hora de terminar, mas Jonh não aceitou. Ele invadiu a casa dela e a estrangulou. John foi preso e condenado a 6 anos de prisão, mas ficou somente 3 anos. 
A segunda morte é de Heather O’Rourke, atriz que interpretou a pequena Carol Anne nos três filmes da série. Em 1987 ela foi diagnosticada como tendo a Doença de Crohn, sendo esta uma infecção gastrointestinal que afeta a parte inferior do intestino delgado (Íleo) e o intestino grosso (cólon), à menina foram receitados remédios muito fortes para o tratamento da doença, deixando ela com o rosto inchado, isso é perceptível principalmente no terceiro filme da série. Em fevereiro de 1988 com apenas 12 anos de idade a jovem Heather sofreu uma parada cardíaca morrendo horas depois no hospital. Os familiares de O’Rourke entraram com uma ação contra o hospital, alegando que o diagnostico feito afirmando que ela tinha Doença de Crohn estava errado, na realidade ela sofria de um bloqueio no intestino e caso o bloqueio tive sido diagnosticado desde o começo, uma cirurgia teria resolvido todo o problema.
O ator Julian Beck, que interpretava o reverendo Henry, morreu de câncer durante as filmagens de Poltergeist II. 
O ator Will Sampson, que interpretou um índio nativo que ajudava a família no segundo filme, morreu um ano após as gravações por complicações em um transplante de coração e  uma severa subnutrição .
Brian Gibson - ele foi diretor de Poltergeist II o outro lado. E assim como os demais, ele sofreu com esta lenda também. Mas no caso dele, a doença que o matou é real. Mas a forma como foi contada. A doença denominada sarcoma de Ewing é um tumor ósseo que vitimou o diretor em 2004.  A doença é acompanha de um texto que sempre diz que Ewing raramente é encontrada em adultos, que seu maior alvo é em jovens de 10-20 anos e brancos, em outros lugares a idade varia entre 5-25 anos. Em outro texto que cita o sarcoma, fala que é raro atingir negros e asiáticos.
A atriz Zelda Rubinstein, mais conhecida por seu papel como a médium Tangina Barrons no filme "Poltergeist - O Fenômeno", morreu na última quarta, dia 27, aos 76, em um hospital de Los Angeles. Rubinstein, de 1,30 m de altura, ficou internada durante dois meses, após ter sofrido um ataque cardíaco. De voz peculiar, não teve grande repercussão com outros trabalhos.









Fonte:
Folha de São Paulo

Tudo sobre seu Filme

Web Tudo Curiosidades

Comentários