A Everest Vídeo do Brasil foi uma empresa licenciadora e distribuidora de séries tokusatsu e animes em VHS, fundada em 1986 pelo empresário brasileiro de ascendência nipônica Toshihiko Egashira (conhecido popularmente como senhor Toshi), e que entre o final dos anos 1980 e começo dos anos 1990 trouxe várias séries japonesas para o Brasil, dentre elas Jaspion, Changeman e Flashman.
No Bairro da Liberdade, conhecido por ter a maior comunidade de japoneses fora do Japão, em São Paulo, havia locadoras que traziam programas em VHS gravados diretamente da TV japonesa. Esses programas incluíam as séries tokusatsu, que faziam muito sucesso entre as crianças. Em 1986, Toshihiko Egashira funda a Everest Vídeo. De início, trabalhava mais com filmes, porém percebendo o potencial de tais programas no grande público, Toshihiko foi até o Japão atrás dos direitos originais das séries, negociando com a Toei Company. Em 1987 foram lançados em vídeo no Brasil, as séries tokusatsu Jaspion e Changeman e o anime Comando Dolbuck.
De início os animes vendiam mais, porém quando as séries chegaram às locadoras a situação se inverteu. Diante do sucesso das séries, Toshi procurou algumas emissoras, até acertar com a Rede Manchete em 1988. Jaspion e Changeman alcançaram uma audiência enorme que perdia no Ibope apenas para jogos de futebol, iniciando uma verdadeira "invasão japonesa" no Brasil. Com o sucesso das séries, foi lançada uma linha de produtos ligados às séries que durou muitos anos e que vendia muito também. Em 1989 uma terceira série foi lançada no Brasil, Flashman, repetindo o sucesso de Jaspion e Changeman. Nos anos seguintes, novos Metalder, Maskman, Spielvan e Black Kamen Rider para o país. Foi a segunda "onda" de tokusatsus na televisão brasileira, que até o início da década de 1980, ainda reprisava com frequência seriados japoneses produzidos nos anos 1960, como Ultraman, Ultraseven, Robô Gigante e Vingador do Espaço.
Em 1992, Toshi vendeu a Everest Vídeo para um amigo. Porém em seguida fundou a Tikara Filmes com a qual continuou a trabalhar com o licenciamento de séries japonesas, mantendo seus direitos no Brasil sobre Jaspion, Changeman e Flashman.
Fonte:
Masato Collector
Comentários
Enviar um comentário