Nesses últimos anos o You Tube vem recebendo reclamações para tornar a plataforma de vídeos um lugar mais seguro e acolhedor para crianças, após uma multa milionária paga a FTC, um órgão regulador dos EUA, o serviço irá remover alguns anúncios dos vídeos para crianças.
Segundo o anúncio, seria necessário muito mais do que "apenas" o número de 100 mil inscritos no canal para que ele tornasse um perfil verificado pelo YouTube, o que eleva o impulsionamento nas buscas e a confiabilidade dos conteúdos. Além da quantia de pessoas inscritas, outros critérios que passariam a vigorar incluíam a "necessidade clara de prova de autenticidade" das produções, e isso iria incluir apenas artistas, celebridades e grandes empresas.Dessa forma, grande parte dos produtores de conteúdo com milhões de inscritos que tratam de outros assuntos perderiam o seu selo de verificação por não atender tais demandas. Mas vendo a reação furiosa da comunidade, Susan Wojcicki atual CEO do YouTube publicou uma nota nesta sexta-feira no dia 21 pelo Twitter afirmando que a plataforma passou do ponto ao tentar fazer melhorias.
O que diz a lei?
A reclamação da FTC é baseada em uma lei federal (dos Estados Unidos) de 1998, chamada Lei de Proteção à Privacidade Infantil Online, ou COPPA. Esta lei proíbe sites de coletar informações pessoais de crianças menores de 13 anos sem o consentimento dos pais.
As empresas de tecnologia, no entanto, há muito evitam isso dizendo que oficialmente excluem as crianças de seus serviços, mesmo que na prática isso não aconteça. Em 2018, um grupo de ativistas defensores da privacidade online solicitaram à FTC uma investigação, para verificar a conformidade do YouTube com esta lei.
O que será alterado?
A partir do dia 14 de novembro de 2019, todos os criadores de conteúdo devem assinalar se produzem conteúdos para crianças ou não.
Em janeiro de 2020, o Youtube limitará os dados coletados em conteúdos para crianças, para atender a legislação. Isso pode impactar diretamente a monetização dos produtores de conteúdo, uma vez que não serão mais exibidos anúncios personalizados nesse tipo de vídeo.
Recursos como comentários, notificações, clube dos canais, cards de informação ou tela final, reprodução no miniplayer, salvar na playlist serão desativados. Para ver a lista completa, clique aqui.
Caso o canal seja assinalado como “conteúdo para crianças”, além da desativação de alguns recursos, histórias, guia sobre a comunidade na página do canal, sino de notificação, salvar na playlist e salvar para assistir mais tarde, também não poderão ser usados.
Por que essas alterações acontecerão?
As alterações no Youtube são obrigatórias para cumprir com o acordo feito com a Comissão Federal de Comércio e a Procuradoria Geral de Nova York. Elas ajudarão o youtuber a cumprir a COPPA e outras legislações aplicáveis.
Independentemente do país de residência, a definição do tipo de conteúdo deve ser feita. Caso o criador de conteúdo não assinale, o próprio Youtube fará a marcação. Apesar de usar machine learning para identificar quais são os vídeos voltados para crianças, a plataforma afirma que o mecanismo pode apresentar erros e taxar erroneamente canais e conteúdos.
As contas que não definirem com precisão o conteúdo dos vídeos, poderão ter problemas de conformidades com a FTC e sofrer penalidades aplicadas pelo Youtube.
O que é um conteúdo para crianças?
De acordo com as orientações da FTC sobre a COPPA, um vídeo voltado para o público infantil é, resumidamente, aquele que:
- tem crianças (por exemplo, em idade pré-escolar) como público-alvo principal;
- tem crianças como público-alvo secundário. Um exemplo disso são vídeos de desenhos animados voltados principalmente para adolescentes, mas que também são conteúdo para crianças.
Alguns fatores devem ser levados em consideração, como:
- a temática do vídeo;
- se as crianças são o público-alvo ou os espectadores do conteúdo;
- se o vídeo tem atores ou modelos infantis;
- se o vídeo mostra personagens, celebridades ou brinquedos infantis;
- se a linguagem do conteúdo é adequada para crianças.
Como fazer a alteração na conta?
A categorização dos vídeos dependerá da quantidade de conteúdos voltados às crianças. Se o canal não tiver nenhum conteúdo com essa temática, basta que seja evidenciado no nível do canal.
Se existirem conteúdos para crianças e outros ao público em geral, o nível do vídeo deve ser definido. Por fim, se todos os conteúdos forem voltados para crianças, deverá ser definido no nível do canal.
A História do You Tube
YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos com sede em San Bruno. O serviço foi criado por três ex- funcionários do PayPal - Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim - em fevereiro de 2005.
Numa garagem na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, três jovens tinham iniciado o desenvolvimento de um site para partilha de vídeos. Estes três jovens, Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karim, tinham-se conhecido na empresa onde trabalhavam, a PayPal.
Chad Hurley - Steven Chen - Jawed Karim |
No dia 14 daquele mês registaram o domínio youtube.com e dedicaram-se a criar o website nos meses seguintes.
Ainda em fase de testes, foi feito o primeiro upload de um vídeo no dia 23 de Abril. Esse vídeo mostra Jawed Karim a passear no Jardim Zoológico San Diego. Tem o nome de “Me at the Zoo”e ainda se encontra disponível para visualização.
Em Maio o site passou para a fase pública de testes, estando assim durante seis meses.
Em Novembro de 2005 era oficialmente fundado o Youtube, com a sua sede situada por cima de uma pizzaria, na cidade de San Mateo. Como todas as empresas, o Youtube necessitava de dinheiro para funcionar e teve o apoio financeiro de uma empresa de capital de risco, a Sequoia Capital.
O site permite que os usuários coloquem seus próprios vídeos na rede, sendo visualizados por qualquer pessoa no mundo inteiro. O Youtube utiliza o formato Macromedia Flash para reproduzir os conteúdos, além de permitir que usuários coloquem os vídeos em seus blogs e sites pessoais. Todo o potencial do Youtube foi reconhecido pela revista americana Time, que elegeu o site como a melhor invenção de 2006.
Devido ao grande sucesso do Youtube, em outubro de 2006, a gigante Google anunciou a compra do site pela quantia de US$1,65 bilhão, unificando os serviços do seu próprio site de compartilhamento de vídeos, Google Vídeo, ao Youtube. A principal regra do site é o não-compartilhamento de vídeos protegidos por direitos autorais, fato que na maioria das vezes não é cumprido.
Outro fato que chamou a atenção de todos foi uma determinação judicial no dia 05 de janeiro de 2007 que ordenava o bloqueio do site. Essa determinação havia sido ocasionada pelo polêmico vídeo envolvendo uma apresentadora de TV trocando carícias com seu namorado em uma praia espanhola. Isso acarretou o bloqueio de cerca de 5,5 milhões de usuários brasileiros, o que fez despertar uma onda de protestos contra a medida. No dia 09 de janeiro foi declarado que o site não deveria ser bloqueado.
Estima-se que diariamente cerca de vinte mil novos vídeos são carregados e trinta milhões são assistidos no Youtube.
Brasil Escola
Origem das Coisas
Rock Content
Tudo Celular
Oficina da Net
Computer Word
Comentários
Enviar um comentário