Como era o Bobo da Corte?

O Bobo da Corte nada mais é que um palhaço da época que eram pagos para entreter a nobreza, se caso tivessem alguma deformidade, para eles eram melhores, mas além de entreterimento, faziam outros serviços ao rei, como dar recados entre outros atributos. Eles também tinham outras habilidades como malabarismo, acrobacias, mimicas e stand up. Alguns Bobos usavam máscaras, suas roupas eram feitas de retalhos coloridos e seus chapéis eram inspirados em orelhas de burros como de duas pontas ou uma ponta inspirados no gorro do Papai Noel, tinha aqueles de três pontas.
Nos séculos XIV e XV, o bobo fazia parte do grupo de artistas sustentados pelas cortes, junto com pintores, músicos e poetas.  Alguns Bobos da Corte eram mais famosos como:

  • Thévenin e Mitton de Saint Leger na corte de Carlos V.
  • “Dom Bibas” da corte do conde Dom Henrique, final do séc. XI.
  • Tiboulet, esse é o mais famoso. Trabalhava para as cortes de Francisco I e Luís XII da França.
O bobo dá o espetáculo da alienação e adquire, a esse preço, o direito à palavra livre". "Em outros termos, a verdade só se faz tolerar quando empresta a máscara da loucura... e se a verdade passa pela loucura, passa necessariamente pelo riso. Só o riso é capaz de fazer o rei aceitar a verdade". "O riso do bobo tem ainda, na Idade Média, outra função: ritualizar a oposição, representando-a. Verdadeiro anti-rei, soberano invertido, o bobo assume simbolicamente a subversão, a revolta, a desagregação, a transgressão. É um parapeito que indica ao rei os limites de seu poder. O riso razoável do louco é um obstáculo ao desvio despótico". Usando ainda a expressão de Minois, a "gargalhada ensurdecedora" de Rabelais e de toda a renascença ajudou a dissipar as trevas da era medieval. Representou, de certa forma, a luz no fim de um longo túnel e a passagem para os tempos modernos.
O bobo da corte é importante personagem também nas peças de Shakespeare, como Rei Lear e A Noite dos Reis, além de dar nome à ópera Rigoletto de Verdi. Bobo da corte hoje é também utilizado como expressão para se referir à alguém com atitudes bobas, risíveis, que só serve para distrair e divertir, que não leva nada a sério. 

Alguns personagens de quadrinhos e games foram inspirado no Bobo da Corte como é o caso de Coringa e Arlequina, ou Clown do jogo Karnov Revenge e Violator, inimigo de Spawn.
Coringa e Arlequina

Clown

Violator

Fonte:
Significados

Alainet
https://www.alainet.org/pt/active/5241

Significado BR
https://www.significadosbr.com.br/bobo-da-corte

Superinteressante
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quem-eram-os-bobos-da-corte/

Comentários